Artigo

Santa Catarina: Edilidade faz balanço positivo das festas do município

A edilidade santacatarinense avaliou “positivamente” as festas do município de 2017 que culminaram no dia 25 de Novembro, indicando que tanto a vertente cultural como desportiva foram um êxito.

Santa Catarina

Em conferência de imprensa hoje em Assomada, a vereadora da Cultura, Jassira Monteiro disse que alcançaram no essencial os objetivos traçados, seja em termos de participantes nas diversas atividades e quer pela forte adesão do público.

A vertente desportiva que decorreu este ano sob o lema “Menos Álcool, Mais Desporto”, abrindo o leque das atividades, contou com a participação de cerca de um milhar de atletas, divididos pelas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, ciclismo, desporto paralímpico, futebol de 11, futsal, jogos tradicionais, karaté e voleibol.

A autarca considerou que pela primeira vez em muitos anos, o evento teve uma presença de assinalável do público, que ocorreu sobretudo ao Polidesportivo de Assomada que recente mente foi remodelado, com a introdução de infraestruturas de suporte à atividade desportiva, incluindo a formação, bem como a sua utilização como palco de atividades culturais e cívicas.

No domínio cultural, realçou como novidade a eleição, pela primeira vez, de uma agenda cultural “dinâmica e variada”, centrada na reativação do Centro Cultural Norberto Tavares, na reabertura do Museu da Tabanca e na recuperação do FestiGuitarra, uma parceria com Jo di Bango.

Destacou ainda a realização da primeira edição da Feira das Artes e Gastronomia, envolvendo mais de quatro dezenas de expositores que se concentraram no Mercado Pelourinho que vai ser transformado proximamente em Casa das Artes, dos artesãos de Santiago, São Vicente, Sal, Boa Vista e Brava, mas também do Brasil e de Portugal.
O autarca realçou também o Festival de Batuco e Funaná, que decorreu em Cruz Grande, indicando que vai ser uma outra componente central da agenda para os próximos tempos, numa lógica de descentralização cultural nas comunidades.

Jassira Monteiro fez também referência ao festival de música Nha Santa Catarina que decorreu durante dois dias (24 e 25 de novembro), contando com a parceria da Total Service e o patrocínio oficial da Unitel T .

“As Festividades de Santa Catarina 2017 ocorreram num período muito particular da vida da cidade e do município, onde domina um clima de confiança e otimismo em torno do trabalho realizado por esta equipa camarária no período de pouco mais de um ano de mandato, com destaque para o início das obras de requalificação do centro de Assomada”, enfatizou.

Artigo do parceiro

SAPO Muzika

Comentários