Artigo

Ribeira Brava: Edilidade quer transformar Casa das Artes num espaço para a comunidade cultural e artística

A edilidade ribeira-bravense quer transformar a Casa das Artes num espaço para toda a comunidade cultural e artística onde podem realizar workshops, exposições, conferências, intercâmbios culturais e também de produção a nível artístico.

A informação foi dada à imprensa pelo vereador da Cultura, Osvaldo Fonseca, após ter apresentado, na terça-feira, o projeto da Casa das Artes de Ribeira Brava, São Nicolau ao diretor Nacional das Artes, Ivan Santos.

Segundo o vereador, a Casa das Artes vai albergar espaços como sala de workshops nas áreas musical, dança, teatro, artesanato, artes plásticas, sala "foyer" com capacidade para albergar exposições, estúdio de gravação, sala multimédia para pesquisa e novas tecnologias de informação e comunicação e um núcleo museológico onde serão expostos os espólios carnavalescos.

O espaço deverá dispor ainda de uma cafetaria, esplanada e um jardim com capacidade para acolher pequenos workshops, além da sua função de espaço verde de estar e lazer, que vai servir para que os jovens gravem os seus trabalhos, principalmente as músicas de Carnaval.

Osvaldo Fonseca lembrou que a Casa de Artes, recentemente inaugurada, recebeu de 19 a 24 de janeiro último, uma formação em pintura artística e alegorias, que contou com participação de jovens de quase todos os grupos carnavalescos.

A propósito, sublinhou que a formação teve resultado, que foi apresentado no dia dos desfiles "com grande qualidade de harmonização de cores”, o que demonstra que "valeu a pena".

Por seu turno, o diretor Nacional das Artes, Ivan Santos, disse que este projeto pode ser replicado aos outros municípios através do programa "Cidades Criativas", que já arrancou nas cidades da Praia e Mindelo.

Este programa, assegurou, vai abranger as outras casas de arte de todas as ilhas e municípios, que acolhem criativos locais e vão servir para partilha de experiências que envolvem toda a classe artística.

Comentários