Artigo

Ribeira Brava: Edilidade apresenta projetos culturais com ênfase na preservação do estatuto de Património Nacional

A Câmara Municipal da Ribeira Brava, São Nicolau, vai aproveitar a estada do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas para apresentar vários projetos culturais como forma preservar cada vez mais o estatuto de Património Nacional que aufere.

Ribeira Brava

créditos: Inforpress

Em declarações à Inforpress, via telefone, o vereador para a área da Cultura e Educação, Osvaldo Fonseca, avançou que durante a visita de dois dias de Abraão Vicente, à São Nicolau, a autarquia vai apresentar os projetos fundação de uma Casa da Cultura, Casa das Artes, Obras de Chiquinho e roteiro turístico.

Informou ainda, que vão apresentar à tutela da Cultura a programação da celebração dos 150 anos da criação do Seminário Liceu de São Nicolau, que já arrancou e para a qual almejam contar com a parceria do ministério.

De acordo com Osvaldo Fonseca, as atividades comemorativas dos 150 anos do Seminário Liceu de São Nicolau, no ano em que se celebra, igualmente, 100 anos da sua extinção, tiveram início em 2016, mas o “ponto forte” das festividades ocorrerá de Abril a Outubro.

“O objetivo é trazer toda a importância do Seminário Liceu, mas também reivindicar, cada vez mais, o estatuto de Ribeira Brava a património nacional e elevar a ilha a outros patamares a nível cultural”, sublinhou.

A autarquia ribeira-bravense ainda vai apresentar ao da Cultura e das Indústrias Criativas o plano de gestão dos sítios, um dossiê que também pretendem trabalhar com este ministério.

Este plano que vai controlar as construções na urbe, segundo Osvaldo Fonseca, tem como propósito fazer com que a Ribeira Brava não perca o estatuto de património nacional.

Da agenda da visita do ministro para hoje constam encontros com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Pedro Morais, e com os grupos carnavalescos e visita a estaleiros.

Na sexta-feira, está previsto um encontro com o edil do Tarrafal de São Nicolau e equipa, com os responsáveis da SUCCLA/Museu da Pesca e, de regresso à Ribeira Brava, Abraão Vicente terá um encontro com o vereador da Cultura e Educação.

Comentários