Artigo

Peça teatral e musical inspirada na vida de Amílcar Cabral estreia hoje em Roterdão

A peça teatral e musical do coletivo de Roterdão Art e Mais (com sede na Holanda) inspirado na vida de Amílcar Cabral é apresentado hoje em Roterdão, Holanda no Theater.

Teatro Helden

Em nota de imprensa enviada à Inforpress, o coletivo explica que esta apresentação antecipa o evento “Black Achievement Month” que vai decorrer de 01 a 31 de outubro deste ano, e que merecerá uma atenção especial, também na Holanda, “para a força, riqueza e contributo da diáspora africana”.

A nota em apreço sublinha que a mesma peça será apresentada no dia 08 de outubro, no Bijlmer Parktheater, lembrando que a apresentação da mesmo esgotou as salas no mês de maio.

“A representação musical ‘Helden’ leva-te de volta para a luta pela independência dos países da costa ocidental africana, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Amílcar Cabral foi a força motriz e herói desta luta. Mas quem era o homem por detrás deste herói? E o que é que significa ser um herói precisamente? Ainda existem heróis ano 2017?”, lê-se na sinopse.

De acordo com a mesma fonte, esta representação teatral e musical que é “uma experiência forte e emocional” vai fazer com que o público conheça a pessoa de Cabral, “não só como o combatente da costa ocidental africana, mas também um amante da cultura, um amante da poesia e claro, também um amante da África”.

“Um sonhador e um herói unidos numa pessoa só. Um homem que amava e que mantinha amizades fortes. Uma pessoa talvez tão normal como tu”, assim descrevem Amílcar Cabral.

“Amílcar Cabral liderou o movimento nacionalista de Cabo Verde e Guiné-Bissau. Pouco antes deste país ter conquistado a independência em 1974, Amílcar Cabral foi assassinado aos 48 anos de idade. Para muita gente, Amílcar Cabral era um herói. Deixa-te inspirar pela história de Amílcar Cabral e descobre as respostas a estas perguntas”, lê-se ainda na sinopse.

A representação da peça concebida e escrita pelo coletivo de Roterdão Art e Mais (um coletivo criativo com atores talentosos que querem inspirar as pessoas através de teatro, cântico, músicas, danças e poesias), que será representada pelo mesmo coletivo e interpretada em holandês, onde vai ser acompanhada com música ao vivo, está aprazada para as 20:00.

Comentários