Artigo

Mon na Roda representa Cabo Verde em campeonato de dança na Holanda

O evento acontece nos dias 15 e 16 de abril.

Miriam Medina e Flávio Gonçalves | Foto@Eneias Rodrigues | Foto cedida pelo grupo

Os integrantes do grupo Mon na Roda, Miriam Medina, Flávio Gonçalves, Élia Mendes e Euclides Moreira vão representar Cabo Verde num campeonato internacional de dança em cadeiras de rodas que acontece na Holanda.

Segundo a fundadora e presidente do grupo, Miriam Medina, desde que o Mon na Roda passou a fazer parte do International Paralympic Commitee (IPC) tornou-se mais fácil marcar presença nos campeonatos internacionais. “Participar nos campeonatos internacionais é um sonho realizado”, diz.

Os dançarinos vão participar em três categorias: Single Freestyle, Combi Freestyle e Duo Standard.

Em março, um mês antes de viajarem para Holanda, os dançarinos vão ter uma semana de aulas intensivas com Greet Bervoets, uma dançarina belga que tem participado na gala do grupo.

“É a primeira vez que dois dançarinos cabo-verdianos em cadeira de rodas vão competir na categoria Single Freestyle e como não temos experiência vamos ter aulas técnicas com a dançarina Greet Bervoets”, disse Miriam Medina.

O campeonato internacional de dança em cadeiras de Rodas, organizado pela Stichting Rolstoeldansen Nederland e Stiching Brabant Danst, acontece nos dias 15 e 16 de abril na Holanda.

Os elementos do Mon na Roda viajam no dia 13 de abril.

Questionada sobre os próximos projetos, Miriam Medina revelou ao SAPO que no mês de maio pretendem realizar uma gala internacional de dança em cadeiras de rodas nas Canárias. ”Estamos numa fase em que queremos internacionalizar o nosso trabalho”, afirma.

Em outubro o grupo vai participar no campeonato mundial de dança em cadeiras de rodas na Bélgica. “Como ganhamos a medalha de bronze no último campeonato na Bélgica ficamos automaticamente selecionados”, disse.

Comentários