Artigo

Livro “(In) Segurança e Prevenção – Um Retrato dos Desafios de Mudança” lançado na Praia

Há dois anos, o autor lançou a obra “Violência e Criminalidade: Uma Perspectiva da Realidade Cabo-verdiana”.

O livro “(In) Ssegurança e Prevenção – Um Retrato dos Desafios de Mudança”, de José Rebelo, vai ser apresentado oficialmente ao público sexta-feira, no auditório da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia.

Segundo o autor, trata-se da sua segunda obra individual, versando a questão da insegurança no país, em mais um contributo para a compreensão e o equacionamento do fenómeno, que a seu ver, tem preocupado os cabo-verdianos e que impõe uma série de desafios, não só às autoridades, mas também à sociedade, no seu todo.

O livro conta com um total de 12 reflexões, produzidas entre 2014 e 2017, sistematizadas em quatro capítulos distintos, enformam, numa ordem temática e não cronológica.

Esta compilação abarca temas como a reforma e descentralização das políticas de segurança, a cultura institucional, o pensamento estratégico sobre os modelos de policiamento e sustentabilidade das políticas públicas e a pertinência da educação para a segurança e cultura da paz.

Considera o autor que a matriz central do trabalho permite concluir que, ainda, persistem vários desafios nas políticas públicas para o sector e que as suas correlações com outros estímulos do contexto social interferem na eficácia das acções de prevenção da segurança pública que se pretende.

A obra, especifica, deixa também claro que, sendo “a paz não apenas a não guerra”, corresponde a uma consciência universal, assente numa perspectiva de cidadania que não dispensa ninguém.

O livro é apontado como uma obra de consulta para académicos e profissionais do sector e da comunicação social, e mesmo do público em geral, porquanto está projectado para dar “inputes” que podem ajudar os decisores tecno-burocratas e políticos a definir estratégias para uma sociedade cada vez mais segura.

A apresentação da obra, que conta com a parceria do Instituto Nacional da Biblioteca e do Livro, estará a cargo de Pedro Moreira, do académico e jurista João Santos, e do académico e intendente da Polícia Nacional Manuel Alves.

José Rebelo é formado em Liderança e Inovação para a Gestão do Desenvolvimento (Instituto Pedro Pires, 2015), Executive Devolopement Programme on International Business (Indian Institute Foreign Trade/ ADEI, 2014), Integrated Skill (Harvard University, 2006).

Diretor-executivo, formador, e consultor na Aliance Security Lda., (2014), José Rebelo define-se como um activista social e pesquisador independente e é co-autor do livro “Segurança e Defesa: conflitos, criminalidade e tecnologia de informação” (2017).

Lançou em 2015 a obra “Violência e Criminalidade: Uma Perspectiva da Realidade Cabo-verdiana” e é colunista no Jornal A Nação”.

Comentários