Artigo

Leão Lopes lança livro sobre Baltasar Lopes em São Nicolau

A obra será apresentada no dia 24 deste mês.

Livro

A obra do escritor Leão Lopes intitulada “Baltasar Lopes: Um homem arquipélago na linha de todas as batalhas” que já vai na sua segunda edição, será lançada no dia 24 de abril, em São Nicolau, Ribeira Brava.

Segundo uma nota de imprensa, o lançamento do livro da à estampa pela Livraria Pedro Cardoso em uma iniciativa conjunta com a Ponto & Vírgula Edições, enquadra-se no âmbito da comemoração dos 110 anos do nascimento de Baltasar Lopes (23 de abril de 1907) e 150 anos do Seminário-Liceu.

O documento refere ainda que esta segunda edição reproduz, na íntegra, a primeira edição lançada em 2011.

“O livro que abre com uma breve panorâmica histórica e social de Cabo Verde, a partir de 1820, percorre sobre os primeiros 33 anos de vida de Baltasar Lopes (1907 -1940). E analisa o biografado enquanto homem do povo e somente homem, vendo-o sempre no seu contexto para melhor compreender o seu papel na história da época, e história moderna de Cabo Verde”, lê-se na nota.

A realização desta pesquisa é justificada pelo autor, com o facto de Baltasar Lopes ser um dos maiores senão o maior homem, escritor e personalidade cabo-verdiana do século XX, mas que ainda não teve um acompanhamento de estudos que é devido à sua obra e à sua vida.

Diz ainda o autor que Baltasar Lopes é, por isso, um “arquipélago perdido num deserto de água, uma “terra” em grande parte desconhecida que vamos descobrir.

O livro de investigação é resultado da tese de doutoramento de Leão Lopes com o título: “Baltasar Lopes (1907 -1989): Um homem arquipélago na linha de todas as batalhas”, defendida em Junho de 2002, na Universidade de Rennes II, em Bretanha, França.

Comentários