Artigo

Gil Moreira & Companhia Cultural “Tradison N´alma” apresentam exposição em vinil

O colecionador dos discos produzidos em vinil Gil Moreira e a Companhia Cultural “Tradison N’ alma” apresentam de 13 a 18 deste mês, uma exposição em vinil, em Assomada, Santa Catarina, e na Cidade da Praia.

créditos: Inforpress

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura, 18 de Outubro, este ator, cantor e professor de história, vai levar as pessoas a refletirem, através deste projeto, o percurso da música e da cultura cabo-verdiana, “numa geração atual que a cada momento sucedem sinais de novas influências e transformações”.

O Centro Cultural Norberto Tavares, na cidade de Assomada, vai ser o primeiro palco desta exposição, nos dias 13 e 14, enquanto na Cidade da Praia, o Palácio da Cultura Ildo Lobo acolhe o certame de 16 a 18.

“Este projeto tem como objetivo formar e informar os jovens estudantes da cultura cabo-verdiana, produtores, atores, músicos, compositores, promotores e agentes culturais no campo da música tradicional cabo-verdiana”, indicou Gil Moreira.

Segundo explicou à Inforpress, vai ser uma exposição “vivo e musical” com um “grande espólio” que vai ocupar, praticamente, duas salas do Palácio da Cultura, uma vez que, foram 20 anos de recolha de discos em vinil, não só em Cabo Verde, como em Portugal e na Costa de Marfim.

Gil Moreira informou ainda que durante esses dias, através dos gira-discos, os presentes vão ter oportunidade de viajar no mundo da música, conhecendo vários temas, estilos musicais desde 1930 até a atualidade.

“Este projeto é a música e tudo que envolve a música, porque vamos ter músicos e compositores de diversas áreas, regiões e de diversas gerações e géneros”, salientou o artista.

Durante a semana da cultura, várias atividades vão ser desenvolvidas em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Instituto do Património Cultural (IPC).

Encontros de reflexão, oficinas, conto de histórias, lançamento de conto, apresentação de projetos culturais, concerto de músicas tradicionais (batuco & cimboa, funaná, morna, coladeira) e desfile de tabanca, são algumas das ações previstas.

Comentários