Artigo

Forças Armadas promovem mini-feira do livro para impulsionar hábito da leitura junto dos militares

As Forças Armadas de Cabo Verde (FA) promoveram hoje, no Quartel Jaime Mota, na Cidade da Praia, uma minifeira de livros, visando promover o hábito da leitura e destacar a importância do livro junto dos militares e público em geral.

créditos: Inforpress

O evento, que se enquadra nas comemorações do 51º aniversario das Forças Armadas de Cabo Verde e que este ano acontece sob o lema “51 anos, servindo a Pátria”, consta com a realização de um leque de atividades de cariz militar, cultural e desportivo a nível nacional e que vem tendo lugar desde de Dezembro de 2017.

Segundo a responsável do Centro da Documentação do Estado Maior, Carina Santos, em declarações à Inforpress, os livros estarão patentes ao público a partir de hoje e até sexta-feira, das 9:00 às 17:00.

“Queremos, com esta parceria com a Biblioteca Nacional, dinamizar o habito da leitura dos nossos colegas e aumentar o público leitor em Cabo Verde, pois, é uma semana em que a feira estará livre para o público militar e civil”, disse.

Na feira, estão expostos mais de 300 exemplares de livros de autores cabo-verdianos e estrangeiros.

Com essas atividades, as FACV pretendem demostrar a importância da existência das instituição castrense e a contribuição dos seus efectivos e colaboradores em prol do desenvolvimento da instituição e o desenvolvimento da sociedade civil cabo-verdiana.

O ato central da comemoração do 51º aniversário, a ter lugar a 15 de Janeiro , na Cidade dos Espargos, está este ano sob a alçada do Comando da 2ª Região Militar.

As comemorações do dia das Forças Armadas realizar-se- ão a nível nacional,  no mesmo dia e à mesma hora ao do ato central,  nos Comandos da 1ªRegião Militar e Guarda Costeira (um ato conjunto único) e no Comando da 3ª Região Militar e Guarnição do EMFA,  também a ser realizada na FIC.

Desta forma, está prevista para o dia 11, ás 16h00, uma demonstração de Tattoo na Rua Pedonal, no Platô e atuação da Banda Militar e batucadeiras de Cidade Velha “Nos Erança” na Praça Alexandre de Albuquerque.

No dia 12, às 19:00s, no Quartel Jaime Mota, será exibida uma peça teatral denominada “Homem, Eterno Prisioneiro” , pela Companhia de Teatro Grupo “Fladu Fla”.

No dia 15, na Cidade da Praia, estão previstos, para às 11h00, parada Militar , com Desfile e Demostração de Tattoo Militar, Técnica de Controlo Tumultos e Defesa Pessoal, na FIC , no Antigo Aeroporto da Praia, sob o Comando da 3ª Região Militar.

Artigo do parceiro

SAPO Muzika

Comentários