Artigo

Cidade da Praia promove “Noite Verde” para exibir cultura cabo-verdiana aos participantes no IV Fórum Local

A Câmara Municipal da Praia vai proporcionar aos praienses e participantes no IV Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Económico Local uma “Noite Verde” (Green Night), onde os visitantes poderão apreciar todas as vertentes da cultura cabo-verdiana.

José dos Santos e António Silva

A afirmação é do Vereador da Cultura, António Lopes da Silva, em declarações à imprensa, quando apresentava o programa do evento que irá acontecer no dia 18, data em que, também, se assinala em Cabo Verde, o Dia Nacional da Cultura, em homenagem ao nascimento do Poeta Eugénio Tavares.

“Vai ser um grande espetáculo, muito aparecido com a Noite Branca, mas em menor dimensão. A Noite Verde tem como objetivo mostrar aos dois mil participantes de diversos países, a diversidade das atividades culturais que temos na Cidade da Praia”, disse.

O evento, a decorrer no centro histórico da cidade, com várias atividades espalhadas pelas ruas, vai começar às 16:00, na rua Pedonal, com atuação de banda 4teto e grupo de dança Marina Vaz.

As 17:00, no mesmo local, está prevista a realização de “Roda Batuku”, com grupos de Batuku da Praia, Safende Toda Hora, Boa Nova, Mondon, Flor di Rabenta, Nova Alegria, São Filipe Apostolo e Tradison di Terra. À mesma a hora vai acontecer desfiles de tabanka e kola san jon.

As ruas do Platô, informou o vereador, vão ser transformadas num grande palco de cultura, sendo que a mais importante será montada em Ponta Belém, para receber música tradicional, com atuação de Rabeca de Júlio e Banda Vulcão, Jovens de Ponta Belém, Zeca Pá e Filho, Maruca e Julinho, e Gaby Baessa.

Outra novidade do dia será, segundo António Lopes da Silva, na Praça Alexandre Albuquerque, onde acontece a Praça Criativa, e no pátio do Paços do Concelho, que acolherá a Casa das Artes.

O Palácio da Cultura Ildo Lobo, sublinhou, vai acolher “Fashion Local”, com apresentação de performances e desfiles de trajes tradicionais.

No que respeita a música, indicou que a rua pedonal, pelas ás 20;00, irá acolher Palco Jovem com música e dança, praticadas pelos jovens desta cidade. Na Pracinha da Escola Grande, a partir das 20:00, haverá o palco da música cabo-verdiana, com atuação de Kaku Alves, Nho Nany, Bulimundo e Tubarões.

Para a realização do evento, de acordo com a organização, a Câmara Municipal conta com um orçamento de 2.200 contos.

Comentários