Artigo

Artista plástico Tutu Sousa faz balanço “positivo” da exposição “Sinfonias” e destaca adesão do público

O artista plástico Tutu Sousa fez hoje um "balanço positivo” da exposição “Sinfonias”, destacando a adesão do público no evento que decorre desde o dia 03, no Auditório do BCA/Garantia, na Cidade da Praia, e que culmina hoje.

“Sinfonias” retrata a intenção de transformar em cores e formas um conjunto de valores musicais, sons, acordes, composições, melodias, ritmos, tradições e contradições, em nuances poéticas, valorizando a cultura, sua principal fonte de inspiração.

O artista, que fazia à Inforpress o balanço da exposição e venda composta por 17 quadros, disse que apesar do espaço ser “reservado”, a exposição que contou com uma visita guiada teve uma “boa adesão” do público que também comprou alguns dos quadros.

Informou que vai levar a mesma exposição às outras ilhas, nomeadamente Sal e São Vicente, e ainda a Portugal (Açores) com datas ainda por confirmar.

Tendo em conta que vendeu quadros nesse evento, explicou que as próximas exposições terão novas pinturas, mas relacionadas com o mesmo tema, “Sinfonias”.

Paulo Jorge Pinto Filipe de Sousa, popularmente conhecido por Tutu Sousa, nasceu na ilha de São Vicente e mudou-se para a ilha de Santiago ainda criança, onde se interessou e iniciou o seu percurso nas artes.

Tutu Sousa tem já um currículo onde constam várias formações em artes gráficas e artes plásticas, exposições conjuntas e individuais e o primeiro lugar em alguns concursos artísticos.

Holanda, Alemanha e os Estados Unidos são alguns países onde já fez exposições.

Além da pintura, o artista, que começou a pintar em 1990, aos 16 anos, também explora a escultura em madeira, gesso e pedra e artes manuais, usando materiais como latas e arames.

Usa igualmente desde 1995 a técnica de pintura em café, que também já o levou a expor no estrangeiro e no arquipélago.

Em 2015, recebeu da Câmara Municipal da Praia, uma medalha de reconhecimento pelo seu trabalho de embelezamento com obras de Street Art da Cidade da Praia. No mesmo ano, foi nomeado Artista do Ano na Gala Marca de Confiança dos cabo-verdianos.

Tutu Sousa tem deixado sua marca em todos os países por onde anda, seja em pintura de mural, desenhos, telas e mais e é referenciado no Guia Turístico de Cabo Verde.

Em 2016, ao comemorar 25 anos de carreira, deu início a um projeto pessoal “Rua d’ARTE”, uma galeria a céu aberto, em Terra Branca, com o objetivo de promover a arte e a cultura e também promover a união entre artistas.

Comentários