Artigo

AMICACHI assinala a entrada no Novo Ano Chinês com leque de atividades

O Ano Novo Chinês (Festival da Primavera) celebra-se a 28 de janeiro.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 100

créditos: MAG

A Associação de Amizade Cabo Verde - China (AMICACHI), promove de 25 de janeiro a 28 de fevereiro várias atividades para assinalar a entrada do Novo Ano Chinês, que este ano se celebra sobre o signo do Galo.

Em declarações à Inforpress, o presidente da organização, José Correia, avançou que as iniciativas enquadram-se no quadro do ano de amizade e intercâmbio Cabo Verde – China, que teve início em Fevereiro de 2016 e termina a 25 de Abril deste ano, e visa contribuir para a promoção da cultura chinesa no arquipélago e o intercâmbio com a cultura cabo-verdiana.

“Para esta quinta-feira, 26, esta prevista a realização do espetáculo de dança comemorativa do Ano Novo Chinês, com atuação de grupos da cidade da Praia, onde vão mostrar um pouco da cultura chinesa e cabo-verdiana, resultado do trabalho desenvolvido em parceria com AMICACHI no sentido de aproximar as culturas dos povos de Cabo Verde e da China”, sublinhou.

José Correia acrescentou que das atividades constam ainda demonstração sobre a gastronomia chinesa, exibição de filmes, exposições sobre os “40 Anos de Amizade e Cooperação Cabo Verde - China” e palestras “Como estudar na China”, sendo estas duas últimas a realizar-se nas cidades da Praia e da Assomada, bem como uma mesa redonda sobre o intercâmbio cultural entre Cabo Verde e China.

Segundo o presidente, a AMICACHI pretende ainda construir um espaço de “fomento e desenvolvimento” das relações entre os dois países nos domínios da cultura, educação e outros sectores, que no seu entender compõem as áreas de atuação da organização.

A AMICACHI foi criada a 01 de Outubro de 2011 e tem sido uma ponte facilitadora de contactos entre Cabo Verde e China, atuando de forma complementar à cooperação entre os governos dos dois países.

Tem realizado vários projetos e atividades, entre elas a Semana Cultural Chinesa em Cabo Verde, a instalação do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), cursos de chinês e o apoio à integração da comunidade chinesa em Cabo Verde e da comunidade cabo-verdiana na China.

Comentários