Artigo

ALAIM leva 3ª edição do MOTIM a Salamansa e a cidade da Praia

A 3ª edição do evento Mostra de Teatro Infantil do Mindelo (MOTIM) acontece este ano entre os dias 01 a 06 de Junho e estende-se também à localidade de Salamasa, São Vicente, e à Cidade da Praia.

créditos: Inforpress

O anúncio foi feito nesta manhã, em conferência de imprensa, pela diretora artística e produtora da Academia de Artes Livres e Integradas do Mindelo (ALAIM), Janaína Alves, que acrescentou ainda que o evento está direcionado não  só a crianças como também a grávidas e a pessoas de terceira idade.

Segundo Janaína Alves, para a programação dessa 3ª edição do MOTIM, a ALAIM conseguiu, através de uma parceria com a Cooperação Portuguesa e a Embaixada de Espanha em Cabo Verde, trazer artistas do exterior de modo a valorizar ainda mais o evento e diversificar a oferta, nesta que se espera alcançar um público muito maior do que nas edições anteriores.

A abertura oficial do evento está prevista para as 16:00 do dia 01 de Junho com a apresentação da peça “No mundo de Alice” da Oficina Sukrinha, seguindo-se a performance “O pequeno Príncipe” da APB.

Para encerrar esse primeiro dia do MOTIM, a ALAIM apresenta a peça estreia “Utopia”, da atriz portuguesa Maria Simões, em forma de “palhaça”, um espetáculo que envolve a participação do público, particularmente das crianças e dos idosos.

O segundo dia do evento é destinado, segundo Janaína Alves, a um público mais escolar com duas sessões na ALAIM, (uma de manhã outra à tarde) com a presença de contadores de estórias com o projeto “Tapete Voador” de ex-alunas do Centro Cultural Português, e a peça “Dom Quixote Nho Terra”, uma produção da Embaixada de Espanha em Cabo Verde.

Para o terceiro dia, ainda na ALAIM, haverá Oficina Infantil Plástica com a artista Cilene Gomes e a apresentação da peça estreia “Vampira Esfomeada” do grupo teatral Salesianos, a peça “Mosquinha Quinha” da escola de dança Noelisa Santos, seguida de uma performance da Oficina Ganga e para terminar a peça “No Bai” do grupo Pika Pau do Brasil.

Ainda no dia 03, a praça de Salamansa acolhe por sua vez a peça “Dom Quixote Nho Terra” da Embaixada de Espanha em Cabo Verde.

No Mindelo as atividades terminam no dia 04, onde haverá ainda a apresentação da peça “Nossa Água” da Morabeza Teatro e “Pontuta”, destinado a bebés e grávidas, apresentada pela atriz Flávia Gusmão da Djodja Associação Cultural de Portugal.

Para encerrar o MOTIM no Mindelo, a ALAIM tem agendado o Festim, uma matiné destinada às crianças.

Nos dias 05 e 06 de Junho as atividades vão decorrer na Cidade da Praia, concretamente no auditório do Centro Cultural Português, que recebe no primeiro dia a peça “Utopia” de Maria Simões e no último dia o “No Bai” do grupo Brasileiro Pika Pau.

O MOTIM teve a sua primeira edição em 2015 partindo-se, segundo explicou a diretora artística da ALAIM, da necessidade de uma oferta cultural para o público infantil em Cabo Verde e o objetivo para os próximos anos é levar o evento a todas as ilhas do país.

Janaína Alves avançou ainda que este ano pretende-se ir mais além dos seis dias da mostra e cativar os jovens a desenvolver o seu potencial artístico e desta forma transmitir mensagens educativas e lúdicas para um novo público.

Comentários