Passaram quase 20 anos desde a estreia nas salas de cinema, mas um homem da Flórida alega que a história de "Titanic" é inspirada nele e avançou agora para os tribunais.

Stephen Cummings, que trabalhou na indústria dos iates, processou o realizador James Cameron e no processo avança que foi ele a inspiração para a personagem de Jack Dawson, o herói do Óscar de Melhor Filme interpretado por Leonardo DiCaprio.

Além disso, diz que a história também é dele porque é muito semelhante à que contava aos seus amigos no final dos anos 1980 sobre os seus próprios familiares que estavam a bordo do famoso navio que se afundou. Surpresa, tal como na ficção, o homem morreu e a mulher sobreviveu.

O pedido de indemnização pelo alegado roubo das suas histórias é de 300 milhões de dólares e ainda um por centro das receitas.

Não são trocados: "Titanic" é o segundo filme mais rentável da história do cinema, com quase 2,2 mil milhões de dólares só da venda de bilhetes nas salas.

Será ainda preciso levar em conta a inflação destes anos todos que passaram até chegar à conclusão que lhe tinham "roubado" a ideia para aquele que foi, até à chegada de "Avatar" (2009), também de James Cameron, o filme mais popular de todos os tempos.

Stephen Cummings dispensou advogado e representa-se a si mesmo no processo.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.