"Mesmo que seja o último filme em que participe, sinto-me realizado pois trabalhei com Steven Spielberg. É um motivo de muito orgulho para mim enquanto ator", disse o ator, 41 anos, que emigrou com os pais para o Canadá com apenas dois anos, da ilha açoriana de S. Miguel.

Paulo Moniz de Sá integra o elenco do filme dos estúdios Disney "O Amigo Gigante", onde interpreta o papel de um dos gigantes, e diz que a experiência foi inesquecível.

"Trabalhar com Steven Spielberg foi algo de grande. Ele é o verdadeiro 'Bom Gigante', mas firme. É um diretor que sabe o que quer, as pessoas que trabalham com ele são uns verdadeiros mestres do cinema. Ele tem confiança nestes profissionais e depois deixam-nos brincar a nós atores'. Podemos fazer o nosso trabalho descansados", acrescentou.

Ao entrar na indústria da sétima arte, o luso-canadiano concretizou um sonho que era um antigo desejo do pai, já falecido, e agora diz ter um legado que pretende transmitir ao filho de oito anos.

Paulo Moniz de Sá diz que nas filmagens de "O Amigo Gigante" percebeu melhor a mensagem de que só "trabalhando em conjunto é que se consegue brilhar".

Apesar de integrar o elenco do filme de Steven Spielberg, Paulo Moniz de Sá não se considera "uma pessoa famosa", apenas um ator que "adora o que faz".

"Com a participação em 'O Amigo Gigante' abriram-se algumas portas, como é natural. Encontro-me a ensaiar para outros filmes. Quero focar-me mais na televisão e cinema, não descurando o teatro, embora reconheça que requer uma maior disponibilidade e em termos financeiros não compensa", salientou.

O filme de Spielberg é uma adaptação do romance do mesmo nome do escritor britânico Roald Dahl, com o argumento a cargo de Melissa Mathison, que também escreveu o argumento de "ET".

Embora resida no Canadá desde os dois anos, o ator não esquece as suas origens portuguesas.

"Cheguei cá com dois anos, mas só adquiri a cidadania canadiana aos 17 anos. Para mim, serei sempre português. Vivo em Vancouver mas Portugal está no meu coração", frisou.

Paulo Moniz de Sá frequentou a escola de formação de teatro profissional Studio 58, do programa de Teatro Artístico do Langara College em Vancouver, além do cinema, teatro e televisão é o diretor artístico de Teatro da Escola Arts Umbrella.

Além de "O Amigo Gigante", participou também em séries como "Ficheiros Secretos", "Eureka" e "Stargate".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.