Qualquer preocupação que a Disney pudesse ter com o acolhimento que teria o primeiro filme derivado da saga oficial "Star Wars" desvaneceu-se após o primeiro dia da venda antecipada de bilhetes nos EUA.

No site Movietickets.com, "Rogue One: Uma História de "Star Wars" dominou 76% das vendas, enquanto "Vaiana", que fez mais de 82 milhões nos primeiros cinco dias de estreia, desceu para uns mero 5%.

Já a Fandango anuncia uma 'procura extraordinária de bilhetes. Nos poucos minutos após começarmos, vencemos centenas de milhares de bilhetes'.

Esta empresa desmente relatos de que o site tenha vindo abaixo por causa da procura, mas o tempo de espera realmente subiu para os 20-30 minutos. A grande novidade é que a procura de bilhetes já está a levar algumas salas de cinema a aumentar a oferta, tal como aconteceu com "Star Wars: O Despertar da Força" e outros grandes 'blockbusters'.

'Conseguimos servir de forma contínua um número recorde de clientes durante a noite, apenas de alguns abrandamentos intermitentes — e para conseguir corresponder à incrível procura dos consumidores, estamos a trabalhar com os nossos parceiros nos cinemas para continuar a aumentar novas sessões no fim de semana de estreia'.

Analistas apontam para a surpresa com que esta procura foi recebida pela Disney. Até agora, o estúdio tem optado por esfriar as expetativas comerciais em relação a "Rogue One", apostando no lançamento de mais trailers e pequenas apresentações de bastidores, ao contrário do que aconteceu com o Episódio VII, em que quase tudo foi mantido em segredo até ao fim.

Apesar destes números preliminares, não é esperado que o novo filme quebre os recordes de "O Despertar da Força", que conseguiu 247,96 milhões entre 18 e 20 de dezembro do ano passado. O mais provável é que a estreia fique entre os os 100 e 140 milhões.

Não existem ainda informações sobre a venda antecipada em Portugal, que também começou na segunda-feira através do rogueone.pt.

"Rogue One: Uma História de "Star Wars" estreia a 15 de dezembro e vai mostrar um evento-chave na cronologia da saga e fazer a ligação com o episódio IV de "Star Wars": a operação de um grupo de rebeldes liderados por Jyn Erso (Felicity Jones) para roubar os planos da primeira Estrela da Morte, a nova arma de destruição do Império.

Trailer legendado.