Um ícone do feminismo a promover produtos de dieta?

Pelos vistos, em Hollywood faz sentido: a barra de proteínas thinkThin, literalmente "pensar magro", é uma das parceiras da campanha de promoção de "Mulher Maravilha".

Este é o primeiro filme moderno de super-heróis focado exclusivamente numa protagonista mulher que é, como recordou o realizador Zack Snyder. "é uma das personagens femininas mais poderosas de todos os tempos e uma favorita dos fãs no Universo DC".

A associação entre as duas marcas não passou despercebida ao "The Mary Sue", um site que dá destaque ao papel das mulheres no mundo "geek", que nota que faz passar mensagens contraditórias.

Por um lado, as mulheres são incentivadas a serem tão fortes, poderosas e corajosas como a super-heroína da DC Comics, mas por outro, também a "pensar magro" e aspirar aos habituais padrões irrealistas que as obrigam a estar em dieta perpétua.

Isto, defendem, pode sabotar as mensagens positivas que o filme devia passar e trata-se de um estereótipo que não se estende a outros filmes sobre super-heróis.

Quando Gal Gadot foi anunciada como a eleita para o papel da "Wonder Woman" em 2013, também foi o alvo de uma campanha precisamente por não corresponder aos padrões idealizados e ser considerada "demasiado magra".

Apesar de representar uma personagem forte e poderosa, não escapou a muitos a ironia da obsessão pública com o seu peso e corpo, criticado ao ponto de ter ou não pelos nas axilas.

"Disseram que eu era muito magra e os meus seios demasiado pequenos. Disseram que a minha cabeça era demasiado grande e o meu corpo era como o cabo de uma vassoura", recordou a atriz israelita em 2015.

A estreia de "Mulher Maravilha" em Portugal está marcada para 1 de junho.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.