Artigo

"Matrix": Hollywood quer relançar a saga

Embora ainda não seja clara a direção, o estúdio Warner Bros. está a dar os primeiros passos para recuperar a saga popularizada por Keanu Reeves.

"Matrix" poderá ser o próximo título de Hollywood a ser alvo de um "remake", avançam duas fontes muito reputadas nos EUA.

Há anos que se fala no assunto, mas agora o site Deadline salienta que o estúdio Warner Bros. provavelmente criará um laboratório de argumentistas para perceber a melhor forma de relançar a saga, embora esteja tudo numa fase muito exploratória.

Já o The Hollywood Reporter indica que ainda não se percebe que forma terá o projeto, mas Zak Penn, que criou a série "Alphas" e esteve envolvido nos filmes "X-Men" e "Vingadores", está em negociações para escrever um tratamento que pode servir de base para esse relançamento.

Durante a promoção de "John Wick 2", Keanu Reeves disse que estava disponível para um novo capítulo da saga se as irmãs Wachowski estivessem envolvidas, mas  o estúdio está a cobiçar como estrela Michael B. Jordan, de "Creed - O Legado de Rocky" e as realizadoras provavelmente só teriam um papel periférico nesta nova incarnação cinematográfica para apaziguar os fãs.

O primeiro filme é de 1999 e foram lançadas duas sequelas, "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions", ambas em 2003, que não foram tão bem recebidas.

Seja como for, "Matrix", que ganhou quatro Óscares, é considerado um clássico e um dos títulos mais originais da história do cinema.

Tudo começava com Thomas Anderson (Reeves), um jovem programador que fora das horas de serviço era conhecido por Neo e era um 'hacker' que nas suas buscas informáticas perseguia a Matrix e um personagem que dava pelo nome de Morpheus (Laurence Fishburne). A esperança de encontrar as respostas que procurava levavam-no a um ponto em que a sua vida nunca mais seria a mesma.

Alguns na Warner consideram "Matrix" um dos títulos intocáveis do estúdio, ao jeito de "Casablanca", mas para outros é uma saga que rendeu 1,8 mil milhões de dólares só no cinema e com grande potencial de exploração numa era em que Hollywood procura formas de rentabilizar o passado e os seus produtos mais reconhecíveis.

Há poucos meses, foi abandonada a ideia de fazer uma séria de televisão, mas a inspiração para recuperar "Matrix", está a ser avançado, é o que a Disney e a Lucasfilm estão a fazer com "Star Wars", em especial com histórias alternativas no universo como "Rogue One" e a juventude de Han Solo.

Comentários