Desde que "Avatar" chegou às salas no inverno de 2009-10 e se tornou o maior sucesso de bilheteiras de todos os tempos que James Cameron prepara as sequelas.

Depois de chegar à conclusão que precisava não de três mas quatro filmes para abordar todas as ramificações do mundo de Pandora, acabou por adiar a estreia de "Avatar 2" de dezembro de 2016 para o final de 2017, mas já em abril deste ano anunciou na CinemaCon de Las Vegas que os fãs teriam de esperar ainda mais tempo: dezembro de 2018.

Na mesma altura, foi referido que "Avatar 3" seria lançado em 2020 e o quarto e quinto filmes em 2022 e 2023.

Agora, entrevistado na quarta-feira no 'talk-show' matinal Today, Cameron voltou a anunciar uma mudança das datas, mas finalmente são boas as notícias que chegam da 'frente de batalha'.

"Enquanto fãs, estão à espera do grande evento épico cinematográfico, que vai ser quatro filmes a estrearem um após outro, esperançosamente com um ano de diferença, se conseguirmos, para contar uma enorme história da saga ao longo de quatro filmes", explicou.

Se o plano se concretizar, significa que "Avatar 5" estreia em 2021 e não 2023.

O cineasta também garantiu que a demora valeu a pena pois ajudou a sua equipa a melhorar a qualidade do trabalho digital.

"Melhorámos toda a animação CGI [imagens criadas por computador], a animação facial. A forma como trabalhamos, tudo está mais eficiente".

"Avatar 2" continuará a história de Jake, Neytiri e dos seus filhos e tira inspiração do espectáculo Toruk que Cameron ajudou a criar para o Cirque de Soleil, que decorre antes da chegada dos humanos ao planeta dos Na’vi.

O regresso de Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang e Sigourney Weaver está assegurado e a rodagem em simultâneo dos quatro filmes decorrerá entre janeiro e setembro de 2017, embora sejam habituais filmagens adicionais nos projetos com esta dimensão