"El Clásico" é o filme que o Iraque vai submeter aos Óscares para a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, popularmente conhecida por Melhor Filme Estrangeiro.

O filme conta a história de dois irmãos curdos, interpretados por Wrya Ahmed  e Dana Dana Ahmes, que embarcam numa aventura para conhecer o seu herói Cristiano Ronaldo em Madrid.

Realizado por Halkawt Mustafa, foi um grande sucesso no Festival de Cinema do Dubai e ganhou prémios no Festival de Traverse (Noruega). Crucialmente, foi também premiado na edição deste ano no influente Festival de Tribeca, de Nova Iorque.

"El Clásico" é considerado um favorito às pré-nomeações, isto é, a entrar na lista de nove finalistas escolhidos por votantes e um comité especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de onde serão mais tarde seleccionados os cinco candidatos ao Óscar.

Seria a primeira nomeação do Iraque, que começou a submeter filmes em 2005.

Outros favoritos aos Óscares neste categoria, cujo prazo final de apresentação de filmes é 3 de outubro, são "Desde Allá" (Venezuela), "Toni Erdmann" (Alemanha), "En man som heter Ove / A Man Called Ove" (Suécia) e "Smrt u Sarajevu / Death in Sarajevo" (Bósnia).

Portugal ainda não anunciou a sua escolha e tem o recorde do país que mais vezes submeteu filmes ao Óscar sem nunca ter sido nomeado: 32 desde 1980.

A lista dos nove finalistas será conhecida no início de janeiro de 2017 e as nomeações a 24. A cerimónia realiza-se a 26 de fevereiro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.