Vários espectadores estão a manifestar na rede social a sua revolta contra a curta-metragem exibida antes de "Coco", o mais recente sucesso de animação da Pixar.

Os fãs da Pixar já conhecem a tradição: antes dos filmes de animação é exibida uma curta, que muitas vezes tem momentos mais inesquecíveis do que aquilo que vão ver a seguir. Várias até já ganharam o Óscar.

Desta vez, antes de "Coco" surge "Frozen: Uma Aventura de Olaf", uma espécie de sequela de "Frozen - O Reino do Gelo" (2013) e da curta "Festa Frozen - O Reino do Gelo" (2015), com quatro novas canções de Josh Gad, Kristen Bell e Idina Menzel.

O problema que muitos apontam nas redes sociais é que a curta não é tão pequena como isso: tem 21 minutos.

Um espectador perspicaz comentou: "Foi pelo menos o dobro da duração desejada por qualquer pessoa na minha sala. Será que a fizerem como um especial de TV e então alguém disse 'Punham-no antes do 'Coco'"?

Foi precisamente isso que aconteceu: "Frozen: Uma Aventura de Olaf" foi desenvolvido para ser um especial para passar no canal ABC.

Mesmo os fãs de "Frozen" estão a dizer que a curta é demasiado longa para ser exibida juntamente com "Coco", que tem 109 minutos. Além disso, os espectadores ainda têm de aguentar com quase 20 minutos de anúncios e trailers, pelo que as duas horas e meia numa sala de cinema podem ser uma grande prova de resistência até para as crianças mais tranquilas.

Ficam mais algumas reações de descontentamento.

"A curta de 'Frozen' antes de 'Coco' indesculpavelmente estica a definição de 'curta'".

Toda a gente detestou, fui à antestreia de 'Coco' aqui no México e na segunda-feira a seguir no escritório havia dois temas de conversa. 1. Toda a gente adorou 'Coco'. 2. Porque raio tivemos de aguentar 20 minutos daquela 'curta', foi como um episódio do Canal Disney".

"Nunca me ri tanto no cinema em 2017 como quando alguém na minha sala involuntariamente exclamou 'Oh, meu deeeus quando Elsa começa a cantar outra vez"

"O meu sobrinho de oito anos, após os 20 minutos excruciantes da curta 'Frozen' antes de 'Coco': 'Ninguém pediu aquilo'".

"Inesquecivelmente horrorosa. As canções eram uma porcaria: o enredo, idiota. Fez-me detestar com uma raiva sombria e derretida a comercialização do Natal, uma época que adorei quando era criança."

"Informação a todos sobre aquela curta 'Frozen' antes de 'Coco?: não a mostraram aos críticos, portanto não vos podíamos avisar'."