García Bernal apresentará nesta edição do festival o filme "Neruda", de Pablo Larraín, em que interpreta um inspetor da polícia encarregado de capturar o poeta chileno Pablo Neruda.

O ator mexicano de 37 anos, conhecido pelo seus papéis em "Amor Cão", "E a Tua Mãe Também" e "Diários de Che Guevara", receberá o prémio honorário do Cinema Latino, que será entregue pela primeira vez.

Os organizadores do evento, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de setembro, divulgaram esta semana algumas das produções que irão concorrer ao prémio Concha de Ouro.

Entre elas destacam-se "American Pastoral", baseada no romance homónimo de Philip Roth, que marcará a estreia como realizador do ator britânico Ewan McGregor, também protagonista do filme, e "Nocturama", do cineasta francês Bertrand Bonello.

Também estarão a concurso "Orpheline", do também francês Arnaud des Pallières, "Jesús" do chileno Fernando Guzzoni, "Yourself and Yours" do coreano Hong Sang-Soo e as obras-primas dos estreantes Miles Joris-Peyrafitte com "As You Are" (Estados Unidos), Johannes Nyholm com "The Giant" (Suécia), e William Oldroyd com "Lady Macbeth" (Reino Unido).

Estas produções somam-se aos três filmes espanhóis já anunciados: "El Hombre de las Mil Caras" de Alberto Rodríguez, "Que Dios Nos Perdone" de Rodrigo Sorogoyen e "La Reconquista" de Jonás Trueba, filho do célebre cineasta Fernando Trueba.

Esta edição contará também com a participação, fora da competição, de Oliver Stone, que mostrará o seu filme sobre Edward Snowden, e do espanhol Juan Antonio Bayona, que apresentará "Un Monstruo Viene a Verme" protagonizado por Sigourney Weaver.

A atriz americana, conhecida pelo seu papel na saga "Alien", receberá o prémio Donostia como reconhecimento pelo seu percurso.